Como não poderia deixar de ser o meu primeiro Post será sobre o TPACK. Na verdade eu não conhecia este conceito e era algo que me inquietava: como vou eu conseguir enquadrar as TIC no dia a dia? Na verdade nunca tive formação 'séria' nesta área, quase tudo o que sei fui aprendendo por intuição e por ajudas pontuais. (Podemos concluir que sei pouco). Não me imaginava agora a tirar Pós-Graduações nesta área, por isso achei que não ia aprender nunca a coordenar as duas coisas. Até que me inscrevi neste curso e refleti mais acerca destas questões. E percebi que há quem o faça há mais de 20 anos!!! E eu que pensava que isto era coisa recente. (Quem sabe ainda posso recuperar o tempo perdido.).
Então o que é o TPACK?
É a interceção entre o conhecimento dos conteúdos a lecionar, o conhecimento tecnológico e o conhecimento pedagógico. O motivo pelo qual ainda não se conseguiu uma introdução eficiente das TIC na educação, é que estes conhecimentos têm andado em paralelo. Segundo a investigadora Judi Harris estes três tipos de conhecimentos têm de se interligar, de forma a que os professores adquiram o Conhecimento Técnológico –Pedagógico de Conteúdos”- TPACK
Pela minha experiência só se tem investido na formação pedagógica ou na formação técnica em paralelo. E para além dessa formação nos três domínios é necessário que os professores queiram mudar a sua ‘formatação’ pedagógica, que desconstruam a sua cultura e que se disponham a acompanhar as mudanças.
No vídeo a investigadora Judi Harris (http://www.youtube.com/watch?v=9uqwMkHRxI0) , é muito bem clarificado o motivo pelo qual ainda não se conseguiu uma introdução eficiente das TIC na educação, e é colocada a tónica nos professores e na sua formação. Não sei por que motivo não consigo adicionar o vídeo, mas fica o link para visualizações. Tomei conhecimento desta questão através do manual Novos Modos de Aprender e Ensinar, disponibilizado pelo Professor.
Sem comentários:
Enviar um comentário