segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A minha interpretação de Guernica- Picasso


A minha interpretação desta obrs é a seguinte:
Esta obra é de 1937, e foi encomendada pelo governo espanhol para a exposição de Paris, mas foi precedida de muitos ensaios (cerca de 70). É a preto, branco e cinzento e foi pintada na maturidade do autor. O bombardeamento da população desarmada da cidade basca de Guernica, num dia de mercado, deixou de ser apenas um acontecimento local e passou a ser um manifesto Universal contra a guerra.
Esta pintura parece que tem vida própria, que é enfatizada com a edição de imagem. Mesmo no original parece uma pintura sonora, e, que se ouve, os gritos. Principalmente nesta versão disponibilizada na UC.
Numa primeira análise esta pintura parece uma grande confusão e nada parece fazer sentido, aquando a visualização da pintura. Através da animação em 3D podemos analisar individualmente o homem deitado no chão, o cavalo e as figuras femininas. Todos nos transmitem uma dor imensa.
O cavalo parece gritar de dor, mas apesar disso parece ainda ter um ar desafiador. Parece que ainda não caiu. Picasso também se representou a si próprio no quadro. A mãe parece gritar desesperadamente, com o seu filho ao colo. Em todo o quadro há partes de corpos espalhados, tais como dedos, parecendo representar a devassidão causada pelo bombardeamento.

Se aplicar a metodologia de Panofsky penso que deveria ser assim:
1º Leitura Pré-iconográfica, O que se destaca mais são as cores, a preto e branco e a desorganização; há imagens sobrepostas e incompletas. Não há elementos em destaque.
2º Leitura iconográfica; Esta pintura parece que tem vida própria, que é enfatizada com a edição de imagem. Mesmo no original parece uma pintura sonora, e, que se ouve, os gritos. Principalmente nesta versão disponibilizada na UC.
Numa primeira análise esta pintura parece uma grande confusão e nada parece fazer sentido, aquando a visualização da pintura. Através da animação em 3D podemos analisar individualmente o homem deitado no chão, o cavalo e as figuras femininas. Todos nos transmitem uma dor imensa.
O cavalo parece gritar de dor, mas apesar disso parece ainda ter um ar desafiador. Parece que ainda não caiu. Picasso também se representou a si próprio no quadro. A mãe parece gritar desesperadamente, com o seu filho ao colo. Em todo o quadro há partes de corpos espalhados, tais como dedos, parecendo representar a devassidão causada pelo bombardeamento.


3º Leitura iconológica; Esta obra é de 1937, e foi encomendada pelo governo espanhol para a exposição de Paris, mas foi precedida de muitos ensaios (cerca de 70). É a preto, branco e cinzento e foi pintada na maturidade do autor. O bombardeamento da população desarmada da cidade basca de Guernica, num dia de mercado, deixou de ser apenas um acontecimento local e passou a ser um manifesto Universal contra a guerra. Com este quadro Picasso parece querer alertar o mundo sobre os horrores da guerra.

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